O presidente americano, Donald Trump, elogiou neste sábado (7), durante um jantar em sua residência de Mar-a-Lago, seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro, que iniciou uma viagem pelo sul da Flórida que prosseguirá no domingo (8) com a assinatura de um acordo de defesa.
— Ele faz um trabalho fantástico, fantástico. O Brasil o ama e os Estados Unidos o amam — disse Trump a jornalistas na saída, acompanhado de Bolsonaro, na porta de sua residência na cidade de Palm Beach.
— Nossa amizade é, provavelmente, mais forte agora do que nunca — prosseguiu.
Bolsonaro, que se reconhece como um grande admirador do contraparte americano, não deu declarações à imprensa.
Os dois presidentes trocaram aperto de mãos e se retiraram para jantar, compartilhando a mesa com autoridades brasileiras, entre eles o ministro da Defesa, Fernando de Azevedo e Silva.
Apelidado de "Trump dos Trópicos", Bolsonaro chegou no sábado ao sul da Flórida e tem previsto visitar no domingo o Comando Sul americano, na cidade de Doral, vizinha a Miami, onde assinará um acordo bilateral de defesa com o almirante Craig Faller.
A crise venezuelana é um dos principais tópicos de discussão entre Trump e Bolsonaro.
Os dois lideram as medidas de pressão contra o governo venezuelano e são parte de meia centena de países que consideram ilegítimo o presidente Nicolás Maduro e, ao contrário, reconhecem como presidente encarregado o líder da oposição, Juan Guaidó.