O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos americanos que evitem mais reuniões com mais de 10 pessoas para evitar a propagação do novo coronavírus. O americano concedeu entrevista coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (16), na qual fez avaliações sobre a extensão da pandemia e disse que ela pode se estender até julho ou agosto.
— Meu governo recomenda que todos os americanos, incluindo os mais jovens e os mais saudáveis, evitem se reunir em grupos de mais de 10 pessoas — disse o presidente.
As áreas centrais de Nova York e a capital Washington já estão em grande parte desertas.
— Se fizermos um bom trabalho... está se falando em julho, agosto, algo assim — disse Trump.
O presidente também relatou que pode pedir aos militares que ajudem a construir hospitais temporários para lidar com o agravamento do surto de coronavírus. Quando perguntado se o Corpo de Engenheiros do Exército construiria hospitais de emergência, Trump disse que o governo está avaliando.
Também reconheceu que os Estados Unidos podem estar entrando em recessão devido à pandemia, que abalou a economia global. Questionado se uma recessão nos Estados Unidos é possível após o colapso do mercado de ações, o presidente respondeu:
— Pode ser.
E acrescentou:
— Não pensamos em termos de recessão. Pensamos em termos de vírus. E assim que isso acabar, quando acontecer e acabarmos com isso, acho que haverá um aumento tremendo e tremendo.
Wall Street teve um dos piores dias de sua história nesta segunda-feira, em pânico com o avanço inexorável da pandemia de coronavírus que, no momento, derrota os esforços maciços dos bancos centrais para tranquilizar os mercados.