SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que nesta quarta (18) que vai invocar a Lei de Produção de Defesa.
O mecanismo, criado nos anos 1950 durante a Guerra da Coreia, permite ao governo ordenar que a iniciativa privada produza um determinado bem que o país considere essencial.
Na prática, portanto, a medida permite ao presidente convocar um esforço de guerra para a indústria americana "dar apoio aos programas militar, energético, espacial e de segurança interna".
Durante a entrevista coletiva diária sobre a resposta do governo ao surto de coronavírus, Trump e seu vice, Mike Pence, sinalizaram que o mecanismo será usado para aumentar a produção de máscaras e de outros produtos médicos necessários para combater a pandemia.
O presidente disse ainda que nesse momento, se considera um "presidente em tempos de guerra" e anunciou que o governo tentará expandir a produção de testes para coronavírus.
Ele afirmou também que para combater o vírus, a população americana precisará fazer sacrifícios e comparou a situação atual com o esforço de guerra feito no país durante a Segunda Guerra.