Uma cena atípica chamou a atenção durante o discurso sobre o Estado da União que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez no Congresso nesta terça-feira (4). Ao fim da fala de Trump, a líder dos democratas, Nancy Pelosi, rasgou a cópia do texto lido pelo presidente.
Quando um jornalista pediu que ela explicasse o que havia feito, Nancy disse que "foi o mais cortês, considerando a alternativa". Na chegada, Trump quebrou a tradição ao não cumprimentar a rival, que supervisionou o inquérito de impeachment contra ele.
O Estado da União é um discurso que ocorre todos os anos nos Estados Unidos, no qual o chefe de Estado deve prestar esclarecimentos aos parlamentares, militares e integrantes da Suprema Corte americana sobre a situação do país e os planos que deverão ser tomados ao longo do próximo ano.
Essa pode ter sido a última vez que Trump discursou nesta cerimônia, porque este é seu último ano de mandato — as novas eleições ocorrem em novembro nos Estados Unidos. No discurso, ele não mencionou o processo de impeachment ao qual está sendo submetido e cujo julgamento ocorre nesta quarta-feira (5).