O presidente Donald Trump denunciou nesta quinta-feira no Twitter "a maior caça às bruxas da história americana" logo após uma votação na Câmara de Representantes que aprovou a investigação para seu impeachment.
"É injusto, inconstitucional e fundamentalmente antiamericano", comentou a Casa Branca em comunicado.
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos votou nesta quinta a favor de avançar no processo de investigação para um processo de impeachment do presidente Trump, estabelecendo um marco legal que permitirá aos congressistas interrogar publicamente as testemunhas convocadas.
"Hoje a Câmara tomou o seguinte passo, estabelecendo os processos para audiências abertas, conduzidas pela Comissão de Inteligência da Câmara, para que o público possa ver os dados por si mesmo", declarou, antes da votação, a presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi.
Os democratas tentam demonstrar que Donald Trump pressionou a Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente democrata Joe Biden, um pré-candidato bem posicionado para enfrentá-lo nas eleições de 2020, o que o presidente classifica de "golpe de Estado".
* AFP