SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A prefeitura de Madri, na Espanha, anunciou nesta segunda-feira (30) que criará duas linhas de ônibus gratuitas para circular na área central da cidade.
Os novos trajetos terão ônibus que não emitem poluentes. Com isso, o programa foi apelidado de dobro zero: zero emissões e custo zero para os passageiros.
Uma das linhas fará um trajeto leste-oeste, da avenida Felipe 2 até a praça Moncloa, passando perto do parque do Retiro e pela Gran Via, uma das avenidas mais conhecidas da cidade. O trajeto tem cerca de 4 km.
A outra irá de norte a sul, da Glorieta de Quevedo até a Porta de Toledo, em um traçado de cerca de 5 km.
O centro de Madri é uma área restrita para carros poluentes desde o fim do ano passado. O prefeito José Martínez-Almeida, que tomou posse em junho, tentou afrouxar a medida, mas foi impedido pela Justiça.
A prefeitura da capital espanhola promete aumentar a frota de ônibus elétricos de 68 para 668 nos próximos oito anos. A cidade tem ao todo 2.000 coletivos.
Além da poluição do ar, os ônibus elétricos também reduzem o ruído nas cidades, pois seus motores são silenciosos.
Há a expectativa de que, nos próximos anos, o avanço na tecnologia das baterias abra espaço para a expansão dos ônibus elétricos. As baterias precisam ficar mais leves, mais baratas e serem capazes de armazenar mais energia.
A transição para este modelo caminha lentamente no Brasil, onde o diesel segue sendo o principal combustível usado nos ônibus.