O furacão Dorian ganhou força neste domingo (1º) e atingiu a categoria 5, a máxima possível, com ventos de 267 km/h um pouco antes de atingir as Ilhas Ábaco, nas Bahamas, informaram os meteorologistas.
"#Dorian é agora um furacão de categoria 5", anunciou no Twitter o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano, que tem sede em Miami.
"A parede do olho deste furacão catastrófico está a ponto de atingir as Ilhas Ábaco, com ventos devastadores", completou o NHC.
O fenômeno, que avança lentamente, deve permanecer sobre as Bahamas neste domingo e por boa parte de segunda-feira (2), provocando chuvas fortes e ondas de três a 4,5 metros de altura, segundo a meteorologia.
Bahamas está em uma situação "muito perigosa", afirmou Ken Graham, diretor do NHC, em uma transmissão pelo Facebook. Ele fez um apelo para que os moradores cumpram as medidas de segurança das autoridades locais.
Assista a vídeo do furacão Dorian gerado pela Nasa
Aeroporto de Orlando vai interromper atividades na segunda-feira
O presidente Donald Trump, que é proprietário de um clube de golfe localizado em Palm Beach, na Flórida, disse que Dorian "parecia um absoluto monstro" e cancelou uma viagem à Polônia para se concentrar nos preparativos para a tempestade.
— É um dos maiores e mais fortes (e realmente grandes) que vimos em décadas. Tomem cuidado! — escreveu.
Trump declarou estado de emergência na Flórida, autorizando assistência federal para complementar os esforços estaduais e locais.
A Geórgia, outro Estado do sudeste que pode estar no caminho da tormenta, declarou estado de emergência para 12 condados. O governador Brian Kemp disse que a tempestade "tem o potencial para produzir impactos catastróficos nos cidadãos" em toda a costa sudeste do país:
— Quero pedir a nossos cidadãos que fiquem prontos para se mobilizar muito rapidamente — disse em uma coletiva de imprensa. — Ainda não sabemos muito sobre a trajetória da tempestade.
A Guarda Costeira informou que embarcações comerciais que navegam pelo oceano devem fazer planos para deixar o porto do sul da Flórida.