O Pentágono afirmou nesta quinta-feira (20) que forças iranianas derrubaram um drone modelo Global Hawk de vigilância americano, que, assegurou, encontrava-se no espaço aéreo internacional.
"As informações iranianas segundo as quais o aparelho sobrevoava o Irã são falsas", assinalou o departamento de defesa americano, em um contexto de tensão crescente entre Washington e Teerã.
Segundo o comando central das forças americanas, o drone, da Marinha, foi derrubado por um míssil iraniano terra-ar sobre o Estreito de Ormuz, às 20h35 desta quarta-feira (19), pelo horário de Brasília.
Já o Irã afirmou ter derrubado "um drone espião americano" em seu espaço aéreo, e assinalou que a violação de suas fronteiras representa "uma linha vermelha".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, via Twitter, que o pais asiático "cometeu um grande erro" ao derrubar o drone. Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou após o incidente que "seria um desastre" que os EUA usassem a força contra o Irã.