Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Boa Vista, em Roraima, nesta sexta-feira (22), carregando mantimentos destinados à Venezuela. São 22,8 toneladas de leite em pó e 500 kits de primeiros-socorros. O material será levado em caminhões até Pacaraima, na fronteira com o país comandado por Nicolás Maduro.
O carregamento se soma a uma carga de 51 toneladas de arroz e açúcar, que está armazenado na sede da Base Aérea de Boa Vista.
Agora, as autoridades brasileiras planejam a logística para transportar os produtos até este sábado (23). A decisão do presidente Jair Bolsonaro é de que os caminhões conduzidos por militares brasileiros não irão ultrapassar a fronteira. Para que o carregamento chegue ao país vizinho, será necessário o auxílio de venezuelanos.
Diante do impasse, voluntários prometem reunir centenas de pessoas em Pacaraima. Um dos objetivos é mobilizar o apoio de indígenas que moram na região e apoiam a entrada de ajuda humanitária.
Ao longo desta sexta-feira, houve momentos de tensão na fronteira, que está fechada por determinação de Maduro. O presidente venezuelano se opõe ao auxílio enviado pelo Brasil e outros países que já se manifestaram a favor do líder da oposição, Juan Guaidó.