Imagens divulgadas pela polícia italiana mostram Cesare Battisti minutos antes da prisão, na Bolívia. No vídeo, ele aparece andando pelas ruas da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, com óculos escuros e cavanhaque. Ele estava sozinho e, conforme autoridades, não ofereceu resistência.
Fugitivo desde dezembro de 2018, o italiano foi preso na tarde desse sábado (12). Segundo informações apuradas pelo Corriere della Sera, Battisti portava um documento brasileiro com o seu nome.
O fugitivo estava foragido desde o último dia 14 de dezembro, quando o então presidente Michel Temer assinou sua extradição. A prisão de Battisti foi decretada pelo ministro Luiz Fux no dia 13 de dezembro do ano passado. Ele foi condenado na Itália à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 1970. O italiano nega envolvimento com os homicídios e se diz vítima de perseguição política.
Neste domingo (13), o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, informou que um avião do governo do país está a caminho da Bolívia para buscar Cesare Battisti. Segundo o premiê, o avião pousará por volta das 14h, no horário de Brasília.