O presidente francês Emmanuel Macron felicitou nesta segunda-feira o vencedor da eleição presidencial no Brasil, Jair Bolsonaro, e afirmou o desejo de prosseguir sua cooperação com o país em um marco de "respeito aos princípios democráticos".
Macron "felicita Jair Bolsonaro, eleito presidente pelo povo brasileiro", afirma um comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu.
"França e Brasil mantêm uma aliança estratégica ao redor de valores comuns de respeito e promoção de princípios democráticos", completa o texto.
"A França deseja prosseguir sua cooperação com o Brasil em um marco de respeito a estes valores, para enfrentar os grandes desafios contemporâneos de nosso planeta, tanto nos âmbitos da paz e segurança internacionais como no marco da diplomacia do meio ambiente e do Acordo de Paris sobre o clima", afirmou a presidência francesa.
O partido de Macron, A República em Marcha (LREM) expressou preocupação com a vitória de um político de extrema-direita.
Para o deputado Sacha Houlié trata-se "de um novo retrocesso para as liberdades e a justiça social", um "novo avanço dos conservadores" que representa "novos desafios para os progressistas que deverão enfrentar a situação".
O próprio presidente francês é considerado na Europa um líder dos "progressistas" ante os "nacionalistas", em plena preparação para as eleições ao Parlamento europeu em maio de 2019.
* AFP