A Comissão de Justiça do Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (28) o candidato do presidente Donald Trump à Suprema Corte, Brett Kavanaugh. Na quinta-feira (27), o juiz negou em audiência as acusações de assédio sexual contra uma acadêmica.
Os membros da comissão votaram por partido: os 11 republicanos aprovaram o candidato e os 10 democratas votaram contra Kavanaugh. Agora, sua nomeação será avaliada e submetida ao voto do plenário do Senado, onde os republicanos têm uma estreita maioria de 51 a 49.
Porém, numa manobra inesperada, o republicano Jeff Flake pediu que a votação final seja adiada até a conclusão de uma investigação policial sobre as acusações contra o juiz.
— Este país está sendo destroçado — afirmou Flake, crítico de Trump que está se retirando do Senado. — E temos que assegurar que o devido processo seja respeitado aqui — acrescentou.
Os democratas solicitaram em diversas ocasiões uma investigação do FBI sobre as acusações apresentadas pela professora universitária Christine Blasey Ford, uma das três mulheres que acusam o juiz e que afirma ter sido agredida sexualmente por Kavanaugh há décadas.