O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, sofreu neste domingo (3) uma forte explosão, lançando colunas de cinzas e levando as autoridades a evacuar moradores e fechar o aeroporto da Cidade da Guatemala – capital do país. Segundo David de León, porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), seis pessoas morreram em duas comunidades ao sul do vulcão ao serem atingidas pelo material lodoso e quente que desceu do vulcão.
De León informou que 20 pessoas ficaram feridas e mais de duas mil foram evacuadas pela erupção que atingiu comunidades rurais e povoados urbanos próximos ao vulcão, entre eles a cidade colonial de Antigua – o local turístico mais importante do país.
Imagens da mídia local e da polícia mostram moradores cobertos de cinza vulcânica deixando suas comunidades, enquanto as equipes de socorro tentavam levá-los a lugares seguros.
A forte explosão do vulcão corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse León, acrescentando que as colunas de cinzas ultrapassam os 2.200 metros sobre a cratera.
Conforme informações da estatal Direção Geral de Aeronáutica Civil, a queda de cinzas vulcânicas levou ao fechamento temporário das operações no aeroporto internacional da Cidade de Guatemala, que fica localizada a 35km do vulcão. Outros municípios próximos à capital também relataram a queda de cinzas devido à direção do vento.
O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, teria gerado sua primeira erupção de 2018 em janeiro. Em setembro de 2012, ele provocou a última emergência por erupção no país, ocasionando a retirada de 10 mil habitantes que viviam aos arredores.
* AFP