A polícia da Malásia encontrou 284 caixas com bolsas de grife, muitas cheias de dinheiro e joias, durante batidas em residências e escritórios do ex-primeiro-ministro Najib Razak, informou a imprensa malaia nesta sexta-feira.
"Nosso pessoal inspecionou as bolsas e encontrou dinheiro de diversas moedas, incluindo ringgit malaios e dólares, além de joias e relógios em 72 bolsas", disse à imprensa Amar Singh, diretor da unidade da polícia que investiga crimes comerciais.
Segundo Amar Singh, entre as bolsas encontradas há diversas das grifes Hermes e Louis Vuitton, entre outras.
Rosmah Mansor, mulher de Najib Razak, é conhecida na Malásia por seus gastos extravagantes, e possui uma vasta coleção de roupas e bolsas de grife, algo que contribuiu para abalar o antigo governo.
Na quinta-feira, a polícia revistou a principal casa e um apartamento de Najib Razak, durante seis horas, como parte de uma investigação por lavagem de dinheiro.
O novo governo, eleito nas legislativas de 10 de maio e dirigido por Mahathir Mohamad, 92 anos, quer recuperar o dinheiro desviado do fundo de desenvolvimento 1MDB, criado por Najib pouco depois de sua chegada ao poder, em 2009.
O escândalo sobre um fundo de 10 bilhões de euros explodiu em 2015 e é investigado em vários países, especialmente em Cingapura, Suíça e Estados Unidos, o que contribuiu muito para a derrota de Najib nas legislativas.
Najib Razak, sobre o qual pesam suspeitas de desvio de 640 milhões de euros, nega qualquer crime.
* AFP