Vários incêndios florestais seguem avançando, nesta terça-feira (18), na costa adriática de Montenegro e Croácia, onde as chamas alcançaram os arredores de Split, segunda principal cidade do país.
Desde o domingo (16), são registradas dezenas de focos de incêndios na região de Split. O fogo já destruiu cerca de 4,5 mil hectares de mata, de acordo com os serviços de resgate. Pelo menos 80 pessoas, principalmente bombeiros, ficaram levemente feridas, e várias casas foram incendiadas.
Leia mais
Oposição venezuelana anuncia greve de 24 horas na quinta-feira
China censura imagens do ursinho Pooh após memes com o presidente
Popularidade de Trump é a mais baixa entre presidentes dos EUA em 70 anos
Na segunda-feira (17) à noite, o incêndio se aproximou de Split, destruindo veículos e forçando as autoridades a esvaziar um shopping.
Um aterro sanitário pegou fogo, o que deixou a cidade mergulhada em uma espessa nuvem de fumaça preta. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas na madrugada desta terça.
No país vizinho, Montenegro, os incêndios florestais obrigaram a retirada de cerca de 100 pessoas que estavam acampadas na península de Lustica. A situação começou a melhorar à medida que o vento perdia intensidade.
Na segunda-feira, Montenegro emitiu um pedido de ajuda internacional para combater os incêndios. Nesta terça pela manhã, todos os focos estavam controlados, conforme os serviços locais de resgate.