A libra esterlina teve queda, nesta sexta-feira (9), embora o mercado financeiro tenha operado em alta depois do revés dos conservadores de Theresa May nas eleições legislativas britânicas de Theresa May.
A moeda britânica caiu imediatamente depois do anúncio das pesquisas de boca de urna na quinta-feira à noite (8) e a desvalorização foi acentuada nesta manhã.
Às 7h30min (pelo horário de Brasília), a libra era negociada a 1,2756 dólar, frente a 1,2950 dólar da véspera, em uma queda de quase 2%. O euro era negociado a 87,63 pences, acima dos 86,60 pences da véspera.
Leia mais
Derrota política de May lança incerteza sobre negociação do Brexit
May tentará formar governo de coalização para seguir como primeira-ministra
Cinco razões para a derrota de Theresa May na eleição britânica
As Bolsas europeias, entretanto, abriram em alta. No metade da sessão a Bolsa de Londres subia 0,65%.
Muitas das multinacionais que operam na Bolsa londrina foram beneficiadas pela queda da libra, que aumenta o valor de suas receitas obtidas no exterior quando convertem à moeda britânica.
As Bolsas de Paris e Frankfurt também subiram com esse resultado inesperado que reforça a incerteza sobre a postura britânica nas negociações do Brexit.
Em Paris, o índice CAC 40 subia 0,42% e em Frankfurt, o DAX avançava 0,49%.
Na Ásia, as Bolsas reagiram com serenidade aos resultados eleitorais. O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou com alta de 0,52%. Seul também fechou com alta, enquanto a praça de Hong Kong terminou a sessão com um pequeno retrocesso.
O mercado da dívida se manteve alheio ao pânico: a taxa de juros dos títulos do Estado britânico a 10 anos caiu moderadamente, a 1,012% – depois de ter subido a 1,066% três horas antes – contra 1,033% de quinta-feira.
May, que convocou essas eleições antecipadas com o objetivo de reforçar sua maioria, viu sua estratégia fracassar. Embora o partido conservador continue sendo maioritário na Câmara dos Comuns, perdeu uma dúzia de acentos, enquanto a oposição trabalhista conquistou cerca de trinta.
Apesar de ter perdido a maioria absoluta, May tentará formar aliança para governar, segundo anunciou seu porta-voz.