A Coreia do Norte disparou um míssil balístico neste sábado (domingo pelo horário local), afirmou a Agência Yonhap, da Coreia do Sul. O lançamento foi efetuado de uma província do norte do país, que constitui o primeiro ensaio militar de Pyongyang desde a chegada de Moon Jae-In ao poder da vizinha Coreia do Sul.
O míssil balístico, lançado da estação de Kusong, no noroeste do país, foi disparado às 5h30min do horário local e percorreu cerca de 700 quilômetros, informou o Estado Maior Conjunto de Seul.
Leia também
Explosão deixa pelo menos 17 mortos no Paquistão
Coreia do Norte acusa CIA de complô para matar Kim Jong-Un
Trump exige que ex-diretor do FBI não revele conversas com o presidente
Horas depois do anúncio dos sul-coreanos, o Comando do Pacífico dos Estados Unidos confirmou o lançamento do míssil.
"O Comando do Pacífico dos Estados Unidos detectou e rastreou um lançamento de míssil da Coreia do Norte", explicou a autoridade norte-americana em comunicado, acrescentando que o tipo de míssil ainda está sendo avaliado. O comunicado acrescenta que "o voo não era consistente com um míssil balístico intercontinental".
Este é o segundo lançamento de um míssil em cerca de duas semanas, e o primeiro desde que o novo presidente sul-coreano Moon Jae-In chegou ao poder, após as eleições antecipadas celebradas nesta semana.
Este teste acontece em um momento de fortes tensões na península da Coreia, em meio a uma troca de declarações cada vez mais hostis, tanto de Washington como de Pyongyang.
Pyongyang fez dois testes atômicos e dezenas de testes de mísseis desde o início do ano passado, em sua tentativa de desenvolver um sistema nuclear que possa atingir o território americano.