A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira uma ajuda de 348 milhões de euros para refugiados através de cartões de pagamentos pré-pagos, que permitirão escolher os gastos a cada mês. A medida auxiliará cerca de um milhão de imigrantes que vivem na Turquia.
O objetivo é "responder às necessidades essenciais" destas populações em "alimentação, alojamento e educação", destacou em uma coletiva de imprensa Christos Stylianides, comissário europeu de Ajuda Humanitária.
O sistema, que já é aplicado em outras regiões do mundo, é "revolucionário", disse o comissário, que o apresentou sob o nome "Rede de Segurança Social urgente".
Leia mais
Trump elogia presidente russo e é criticado por Hillary
Banco Central Europeu prevê PIB maior neste ano
Nepal fracassa em impedir o casamento infantil, denuncia ONG
Três milhões de sírios estão refugiados na Turquia
Em novembro de 2015, após um acordo com a Turquia, a UE prometeu uma ajuda de 3 bilhões de euros para enfrentar a crise migratória. Mais de 90% dos refugiados sírios na Turquia vivem disseminados entre a população, e apenas uma pequena minoria permanece em campos.
Com este cartão social pré-carregado terão "a dignidade de escolher" em que poderão gastar o dinheiro, segundo Christos Stylianides.
Os primeiros pagamentos serão realizados em outubro, até cobrir um milhão de refugiados no primeiro trimestre de 2017.