O candidato à Casa Branca, Donald Trump, elogiou com insistência, na quarta-feira, as qualidades como líder do presidente russo, Vladimir Putin e considerou que eram muito superiores às de seu colega americano, Barack Obama.
A três semanas de um primeiro debate e a dois meses das eleições que designarão o sucessor de Obama, o magnata imobiliário compartilhou o mesmo cenário de televisão – embora não no mesmo momento – com a candidata democrata Hillary Clinton.
No início da semana, Hillary expressou sua profunda inquietação pelas "graves" interferências de Moscou nas eleições presidenciais americanas.
Leia mais
Banco Central Europeu prevê PIB maior neste ano
Tempestade Newton perde força após deixar cinco mortos no México
Acidente deixa quatro mortos e 11 feridos em obras no metrô de Teerã
Um de cada vez e na defensiva – Hillary pela questão dos e-mails que afetou sua campanha, e Trump por sua falta total de experiência em matéria de defesa e política externa –, os dois rivais garantiram estar prontos para assumir o papel de comandante da primeira potência mundial.
Trump, que afirma estar "totalmente preparado" para exercer o poder graças a sua experiência no mundo dos negócios, insistiu em sua vontade de transformar as relações com a Rússia, atualmente em seu nível mais baixo desde o fim da Guerra Fria.
– Estimo que teria uma relação muito boa com Putin. Foi um líder, muito mais que o nosso presidente. Não foi o presidente russo que invadiu a Crimeia e apoia Bashar al-Assad na Síria? Você quer que eu comece a enumerar as coisas que o presidente Obama fez neste mesmo tempo? – provocou o milionário, em uma defesa muito maior do que as que fez no passado em relação ao russo.
Pouco antes, Trump havia prometido um forte aumento no orçamento de defesa se chegar à presidência dos Estados Unidos, e disse que ordenará que as forças armadas apresentem em um prazo de 30 dias um plano para derrotar o grupo Estado Islâmico.
Hillary diz que é aterrador Trump prefirir Putin invés de Obama
A candidata presidencial democrata Hillary Clinton considerou "aterrador" que seu adversário republicano Donald Trump "prefira" o presidente russo, Vladimir Putin, invés do presidente americano Barack Obama.
– Curiosamente, outra vez (Trump) elogiou Vladimir Putin como homem forte da Rússia. Dando surpreendentemente o passo de preferir o presidente russo invés de nosso presidente americano, não apenas é antipatriótico e insultante para os habitantes de nosso país e nosso comandante-em-chefe, é aterrador – declarou na pista do aeroporto de White Plains, no Estado de Nova York.
Hillary também declarou que a perseguição ao chefe do grupo Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Bagdadi, deve ser "uma prioridade absoluta".
– Deter Al-Bagdadi exige esforços ao mais alto nível, mas isso enviaria uma forte mensagem: ninguém pode dirigir ou planejar ataques contra os Estados Unidos e ficar impune – declarou.