O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, faleceu esta segunda-feira aos 94 anos, anunciou a agência oficial Itar-Tass, citando um porta-voz das autoridades da região da Udmúrtia, nos montes Urais.
Leia mais:
Guerrilheiros vão ficar de luto
O inventor do fuzil kalashnikov, do qual foram fabricados mais de 100 milhões de exemplares no mundo, tinha sido hospitalizado várias vezes nos últimos meses. Um porta-voz da empresa Kalashnikov, fabricante das armas que levam o nome de seu criador, confirmou a informação à AFP, sem dar maiores detalhes.
Incansável, Mikhail Kalashnikov só parou de trabalhar em 2012, por causa dos problemas de saúde, principalmente cardíacos. Kalashnikov começou a projetar em 1947 o fuzil de assalto chamado AK-47, na época em que se recuperava de um ferimento sofrido durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois, o fuzil teve vários modelos e começou a ser vendido aos milhões em todo o mundo. A famosa arma automática é produzida na antiga fábrica Ijmach, na cidade de Ijevsk. A empresa continua sendo uma das principais fabricantes de armas de fogo russas.
Kalashnikov, um dos russos mais conhecidos no mundo, e entre os mais condecorados em seu país, nunca cobrou nada sobre a venda de milhões de fuzis que levam o seu nome, utilizado pelos exércitos de mais de 80 países, e também por inúmeros movimentos guerrilheiros.