Um portal russo de notícias sensacionalistas publicou nesta segunda-feira o que afirma ser a primeira fotografia do ex-consultor da inteligência americano Edward Snowden desde que abandonou em agosto o aeroporto de Moscou, em Sheremetievo.
O portal Life News diz ter obtido provas de que Snowden está em Moscou e postou a foto de um homem parecido com o técnico americano, vestido com uma roupa estilo caubói e saindo de um supermercado.
- É evidente que se trata do senhor Snowden, mas não afirmarei se está morando ou não em Moscou - declarou à Life News Anatoli Kutcherena, o advogado russo do foragido americano.
Edward Snowden não é visto em público desde que a Rússia concedeu, em 1º de agosto, asilo político de um ano, depois de ele ter passado um mês na zona de trânsito do aeroporto Sheremetievo de Moscou, onde chegou procedente de Hong Kong.
Washington exigiu em várias ocasiões a extradição de Snowden, acusado de espionagem por ter revelado a existência de um amplo programa americano de vigilância das comunicações em nível mundial.
O Life News afirma ter pagado 100 mil rublos (cerca de 2,3 mil euros) por esta fotografia. Em setembro, Kutcherena afirmou que Snowden passeia "livremente pelas ruas" de Moscou.
Veja a linha do tempo do Caso Snowden: