O governo da Coreia do Norte pretende lançar um foguete de longo alcance entre 10 e 22 de dezembro, informou neste sábado a agência oficial norte-coreana de notícias, KCNA. De acordo com um comunicado, o Comitê Coreano de Tecnologia Espacial planeja também lançar um satélite depois que os cientistas analisaram os erros que provocaram o fracasso de um foguete lançado em abril, o Unha-3.
Apesar de a Coreia alegar que o lançamento do Unha-3 seria destinado a preparar condições para por um satélite em órbita, o governo dos Estados Unidos diz que, na verdade, esta foi uma tentativa de testar o lançamento de um míssil balístico, utilizando-se uma variante de três etapas do míssil balístico intercontinental Taepodong-2.
Esse lançamento levou o governo dos Estados Unidos a interromper planos de entrega de alimentos à Coreia do Norte. Na quinta-feira passada, o Conselho de Segurança da ONU alertou o país asiático sobre as tentativas de um novo lançamento, em meio a intensos rumores sobre os preparativos de novas provas.