Os tradicionais desfiles vão dar lugar às cavalgadas solidárias neste 20 de setembro no Rio Grande Sul. Por onde os grupos passarem, a população poderá fazer doações às vítimas das enchentes no Estado.
Em Porto Alegre, os integrantes do Sentinelas da Chama partem da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto às 8h30min, com um trajeto que vai passar especialmente pelo Centro Histórico e Cidade Baixa.
Às 10h, os Cavaleiros Estância da Azenha saem do mesmo local com destino a vias como José de Alencar, Ipiranga, Erico Veríssimo, Silva Só, Mariante, Vasco da Gama e João Pessoa, assim como pelo Parque da Redenção.
Estão previstas cavalgadas também nos bairros Belém Novo e Restinga. Tradicionalistas acampados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho saem às 9h da Avenida Nestor Ludwig, perto do estádio Beira-Rio, até o Acampamento Farroupilha recebendo doações. O recolhimento ficará a cargo de guardas municipais.
Confira o trajeto em algumas cidades da Grande Porto Alegre:
Em Canoas, a cavalgada inicia às 8h30min na Avenida Irineu Carvalho Braga. Os integrantes vão recolher doações ao longo do percurso, que vai passar pelas avenidas República, Coronel Vicente, Cônego Farias de Brito, Guilherme Schell, Bartolomeu de Gusmão e 24 de Outubro, até chegar ao Parque do Gaúcho, por volta das 11h.
Em Guaíba, o trajeto inicia às 10h na Avenida Nestor de Moura Jardim, indo até a Rua São José e retornando pela Cônego Scherer até a chegada ao Sítio Histórico.
Eldorado do Sul cancelou a cavalgada solidária. As doações podem ser entregues no acampamento, instalado na Praça Fabrício Corrêa Borges.
Viamão mantém o desfile temático para às 10h.
Já São Leopoldo e Novo Hamburgo anunciaram o cancelamento.