Diversos tipos de facas ajudam a compor a coleção de um bom churrasqueiro. Com diferentes tamanhos, formatos e materiais, cada uma delas serve para algum corte ou uso. É importante tomar alguns cuidados para manter o fio e a aparência delas. Se bem tratadas, podem durar por muitos anos.
No Rio Grande Sul, os gaúchos tendem a preferir as facas artesanais para o churrasco. Isso porque, além de mais bonitas e exclusivas, as feitas à mão geralmente utilizam materiais mais fortes e resistentes. Contudo, elas podem ultrapassar os R$ 1 mil. Responsável pela criação de facas premiadas e até pelo punhal do filme O Tempo e o Vento (2013), Cássio Selaimen compartilhou algumas dicas para você acertar na hora de escolher suas facas.
Na hora de decidir o material da faca, o cuteleiro explica que é importante observar a sua necessidade. As de inox são de fácil manutenção, mas são mais fracas e perdem o corte facilmente. O aço carbono tem alto poder de corte e fio, mas oxida mais facilmente.
DICAS PARA MANUTENÇÃO DAS FACAS
- O processo de afiação da faca pode ser complexo e demorado. Por isso, a dica é sempre cuidar para evitar que ela perca o fio. Para mantê-lo, basta sempre passar a faca na pedra algumas vezes antes de usar. As pedras de afiar simples podem ser encontradas em ferragens e dão conta do recado.
- Durante o manejo, evite cortar em pratos de porcelana, optando por tábuas de madeira ou vidro.
- Para lavar, o ideal é esfregar apenas com a parte macia da esponja, usar sabão neutro e secar muito bem antes de guardar. Também é bom manter a faca fora da capa de couro.
CUTELO
- Uma faca de grandes proporções, para fazer cortes grandes e difíceis, até mesmo de ossos.
- Um utensílio de peso, ideal para manejar pernil e espinhaço, por exemplo.
LÍNGUA DE CHIMANGO
- De 10 a 12 polegadas.
- Conhecida como língua de chimango, no Rio Grande do Sul, é uma lâmina feita para uso geral.
- O nome vem das batalhas farroupilhas, quando eram usadas pontas de espadas quebradas para produzir a ferramenta.
- A lâmina funciona muita bem para a lida campeira, desde a carneação até cortes mais cotidianos
FACA MÉDIA
- De 6 A 8 polegadas.
- É um utensílio de uso genérico, para cortes menores e mais simples.
- Uma faca perfeita para usar na pia da cozinha, na tábua de carne ou para cortar o churrasco na mesa e servir.
VIRILHEIRA
- De 4 a 6 polegadas.
- Popularmente chamada assim, a Virilheira é usada no cinto do gaúcho, na altura da virilha.
- De fácil manuseio, ela é ideal para pequenos cortes. Seja para usar no prato, para comer, ou para desossar peças menores.
- Também é usada para picar fumo nas fazendas.