O Rio Grande do Sul pode ser comparado a uma colcha de retalhos. Em cada canto do Estado, existem diferentes expressões. Essa variedade é resultado da colonização portuguesa e espanhola, assim como da influência de línguas indígenas, que formaram inicialmente o povo gaúcho.
Participante da websérie Realitchê, o chuleador e instrutor Roger Izidro, de 36 anos, afirma que os vários dialetos e gírias regionais são característicos das gerações com as quais convivemos:
– Cada uma foi criando suas palavras, suas formas de comunicar. Além disso, as colonizações ajudaram muito na existência de termos distintos do nosso dialeto gaúcho – reflete.
E, para celebrar mais um 20 de setembro, o Dia do Gaúcho, que se aproxima, preparamos um quiz com algumas expressões usadas nas regiões do Estado. Todo mundo se entende, mas os sotaques e as gírias, muitas vezes, acabam em risadas. Te aprochega e bora colocar em prática teu gauchês!
Realitchê também testa os conhecimentos dos gaúchos
A websérie Realitchê coloca à prova conhecimentos sobre a cultura farroupilha entre cinco perfis de gaúcho: fiel, raiz, não praticante, exportação e desapegado. Com estreia no dia 10 de setembro, são seis episódios, ao todo, exibidos em GZH, e duas equipes com cinco tipos de participantes, cada, estão na disputa. Entre os representantes, há comunicadores, tradicionalistas do Estado e gaúchos anônimos. Fique ligado em GZH para acompanhar!
O Realitchê é uma iniciativa do Grupo RBS, patrocinado por Nacional e Equatorial e apoiado por Tumelero e Isabela.