Depois de passar uma noite inteira ilhada no andar superior da sede da empresa da família, no dia 2 de maio, a orientadora social Vanessa das Almas Ferreira, 31 anos, olhava para o céu tapado de nuvens enquanto segurava a filha Valentina, cinco anos, em seus braços à espera de socorro no interior de Lajeado. Via os helicópteros de resgate passando ao longe, sem saber se tinham sido avistadas pela abertura feita no telhado do imóvel de dois pisos, quando ouviu uma pergunta desconcertante da menina:
— Mamãe, nós vamos morrer?
A mãe garantiu que não, enquanto um pensamento martelava sua cabeça: "tentei tanto até conseguir engravidar, não acredito que agora Deus vai levar a minha filha". Haviam sido seis anos de esforço até conseguir dar à luz. Em um resgate dramático documentado pelo repórter fotográfico de Zero Hora Jefferson Botega, Valentina, Vanessa, seu marido, Bruno Ruschel, 30 anos, o pai dele, Jorge Luís Ruschel, 59, e a filha de Bruno fruto de outro casamento, Maria Vitória, sete, acabaram retirados do turbilhão ensurdecedor de água por um helicóptero. Foram puxados pelo buraco aberto por Bruno no telhado com auxílio de uma serra e de um martelo.
Passado meio ano desde o episódio, a família ainda busca se refazer do trauma. Na noite de segunda-feira (28), mãe e filha olhavam um álbum de fotos antigas quando a menina começou a chorar e pediu para não olhar mais uma fotografia específica.
— Era a casinha na árvore onde ela brincava, que foi arrastada na enchente — conta Vanessa.
Toda vez que o tempo fica nublado, Valentina se inquieta e começa a perguntar se vai chover muito. A casa onde a família morava, que pertencia à família de Bruno há sucessivas gerações, foi estraçalhada. Ainda moram nas proximidades, mas em um imóvel alugado. Pretendem construir um novo lar ainda em Lajeado, mas longe dali.
— Aqui eu não quero mais ficar — resume Vanessa.
Tampouco é possível construir outra casinha na árvore para a filha. Mais de duas centenas de vegetais que havia ao redor do terreno foram arrancados pela força da enxurrada.