Dois helicópteros do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar trabalham para resgatar pessoas que estão ilhadas no Vale do Taquari. Desde a manhã desta quinta-feira (2), dezenas de pessoas foram removidas pelas aeronaves, muitas delas aguardavam resgate em cima de telhados.
Um dos resgates mais dramáticos aconteceu no bairro Carneiros, em Lajeado. Uma família com duas crianças aguardavam em cima do telhado desde a manhã. O repórter fotográfico Jefferson Botega acompanhava as equipes e registrou a aproximação do helicóptero. Como havia chuva, o piloto enfrentou dificuldades para se aproximar da casa, mas a família foi retirada em duas partes.
Bastante emocionada, Vanessa das Almas chegou ao Parque do Imigrante, para onde são levadas as famílias desabrigadas, abraçada nas duas filhas.
— Do jeito que eu vi, nunca passei. Eu só pensava nas nenês. Era só o que eu pensava. A gente colocou trator e barco, e qualquer coisa ia sair de barco, mas não dava de jeito nenhum, muita correnteza — disse.
O marido dela precisou ser removido num segundo sobrevoo. O relato das equipes é que a casa já balançava bastante e corria risco de ruir a qualquer momento.
Pelas imagens, também é possível observar a correnteza da água batendo na estrutura. Casas próximas já haviam sido arrastadas nesta manhã.