Equipes da prefeitura de Jaguarão e dos bombeiros atuam no auxílio às famílias afetadas pelo grande volume de chuva que atingiu o município do sul do Estado durante a tarde e o começo da noite deste sábado (2). Há registros de alagamentos em dezenas de ruas também em Arroio Grande. O Rio Grande do Sul está sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Jaguarão, segundo a prefeitura, em um intervalo de duas horas, choveu cerca 140 milímetros. Ainda não há levantamento sobre o número de residências atingidas. A força da água chegou a arrastar um veículo e causou a queda de árvores.
Em Arroio Grande também não há estimativa de prejuízos, conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Francisco Cardoso. Nos medidores pluviais da cidade, foram registrados 110 milímetros. O maior impacto, de acordo com ele, foi no bairro São Gabriel.
— A Defesa Civil, junto aos bombeiros, auxiliou as famílias como pôde. A situação está amenizando com o fim da chuva. As residências atingidas já estão sendo limpas, apesar desse impacto. Foi uma chuva muito constante e intensa, com agravante do vento — disse.
Em Pelotas, a Coordenadoria Regional da Defesa Civil na Região Sul informou que foram registrados alagamentos em alguns bairros.