Os corpos da delegação do projeto Remar para o Futuro que foram vítimas de acidente chegaram a Pelotas, no sul do Estado, por volta das 17h desta terça-feira (22). As vítimas foram transportadas de Curitiba, no Paraná, por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Após os corpos chegarem ao aeroporto, seguem em cortejo pelas principais avenidas da cidade antes de chegar ao Clube Centro Português 1º de Dezembro, onde ocorre o velório coletivo. O local fica a poucos metros do centro de treinamento dos atletas. Cada caixão é levado em um veículo do Exército.
A previsão inicial era de que o traslado para o Estado fosse feito entre o fim da noite de segunda-feira (21) e o início da madrugada desta terça-feira. No entanto, foi adiado por conta da preparação dos corpos feita por uma funerária da capital do Paraná.
Na noite de domingo (20), a equipe de remo voltava de uma competição em São Paulo quando a van em que estava se envolveu em um acidente de trânsito na BR-376, em Guaratuba, no litoral paranaense.
No acidente, morreram sete integrantes da equipe, o treinador e o motorista da van (veja nomes abaixo). Um garoto foi o único sobrevivente.
Na cerimônia estará João Pedro Milgarejo, 17 anos, único sobrevivente da van na qual estavam os participantes do projeto. O jovem teve ferimentos leves e foi hospitalizado em Joinville, Santa Catarina, mas recebeu alta ainda na segunda-feira.
Veja os nomes das vítimas
- Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
- Samuel Benites Lopes, 15
- João Pedro Kerchiner, 17
- Helen Belony, 20
- Nicoli Cruz, 15
- Angel Souto Vidal, 16
- Vitor Fernandes Camargo, 17
- Oguener Tissot, 43 (coordenador)
- Ricardo Leal da Cunha, 52 (motorista)
O governador Eduardo Leite e o ministro dos Esportes, André Fufuca, confirmaram presença no velório.
Os locais dos sepultamentos serão decididos de forma individual pelas famílias dos integrantes do projeto.