Um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na região metropolitana de Natal na tarde desta terça-feira (22). A assessoria da FAB no Rio Grande do Norte confirmou a informação. O piloto conseguiu ejetar a aeronave com sucesso. As informações são do portal g1.
A queda ocorreu em uma área de mata na cidade de Parnamirim, próxima a diversos condomínios residenciais. Moradores locais relatam ter ouvido o barulho da queda e compartilham registros da fumaça que se formou logo após o acidente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes "para combater o fogo na vegetação" na área atingida pelo avião.
Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a aeronave participava dos preparativos para a Operação Cruzeiro do Sul, a Cruzex, que é o maior exercício de guerra aérea da América Latina.
A edição de 2024 ocorre entre 3 e 15 de novembro na Base Aérea de Natal e vai reunir 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, entre brasileiras e estrangeiras.
Em nota, a FAB confirmou o acidente com uma aeronave F-5M durante um voo de treinamento. O militar, antes de realizar o procedimento de ejeção da aeronave com sucesso, a direcionou para uma região desabitada. Ele foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores.