A partir da noite desta sexta-feira (21), os gaúchos vão contar com uma forma aprimorada de buscar informação com credibilidade no ambiente digital. Às 22h, entrará no ar a nova versão de GZH, com inovações que incluem um protagonismo maior da programação da Gaúcha e do conteúdo de Zero Hora, maior oferta de vídeos (incluindo os programas ao vivo da rádio e novidades exclusivas para o ambiente online) e uma facilidade ainda maior para acessar as informações de jornalismo e esporte feitos com foco no público do Rio Grande do Sul.
As novidades online antecipam em algumas horas a renovação da publicação impressa de Zero Hora, com melhorias gráficas e editoriais a partir deste sábado (22), quando começa a circular a edição de final de semana. Esses investimentos, que reafirmam a aposta da empresa no jornalismo profissional, chegam no ano em que o maior jornal do Estado completa 60 anos.
O lançamento havia sido previsto para 4 de maio, data da inauguração de ZH, e foi adiado por conta da tragédia das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Em vez de comemoração, as novidades vêm para reforçar o compromisso da RBS de, através da oferta de conteúdo de qualidade, colaborar nos esforços de reconstrução dos gaúchos.
— Estamos evoluindo GZH a partir de pesquisas com nosso público e de olho nas principais tendências do jornalismo digital. Por demanda do nosso usuário, teremos capas e matérias com design mais limpo para uma busca mais fácil das notícias. Com valorização dos diversos formatos de conteúdo que produzimos: texto, áudio e, cada vez mais, vídeos. Quando temos uma grande reportagem, por exemplo, ela estará mais destacada, assim como colunistas e transmissões em vídeo ao vivo — diz o gerente-executivo de Jornalismo Digital da RBS, Rodrigo Müzell.
Além da evolução no site e aplicativo, GZH também vem ampliando a presença como o canal de distribuição de conteúdo em outras plataformas - seja no YouTube, com programação exclusiva, em redes sociais com vídeos curtos, ou em outros meios, como newsletters por e-mail e WhatsApp. Tudo para garantir que o público do Rio Grande do Sul receba jornalismo e esporte de qualidade em um ambiente digital cada vez mais diverso.
O que muda em GZH
Marcas
Uma das diferenças que será percebida de imediato pelos usuários do site ou do aplicativo serão as marcas renovadas de Zero Hora e GZH.
Zero Hora passará a ser escrito por extenso, em substituição ao modelo atual que prioriza o uso da sigla formada apenas pelas letras iniciais, reforçando a identidade do veículo de referência em jornalismo profissional, análise e opinião.
Já a marca GZH será, durante o principal período da reconstrução do Rio Grande do Sul, apresentada nas cores da bandeira gaúcha. Uma forma de homenagear a resiliência de nosso povo e demonstrar apoio à retomada do Estado.
Tempo real
Na capa e em todas as matérias, uma barra vai trazer atalhos para as coberturas jornalísticas que as redações da RBS estão realizando em tempo real. O leitor pode acessar coberturas ao vivo em mais de um formato: em matérias estilo "minuto a minuto", acompanhando a programação ao vivo da Gaúcha em áudio ou em vídeo, e ainda em novos programas de jornalismo e esporte criados especificamente para o digital.
— Um dos cernes de todo o projeto é valorizar muito o que se faz ao vivo, como a programação da rádio, a transmissão de lives dos programas e também coberturas nativas do digital, seja o minuto a minuto dos jogos, sejam as coberturas feitas por meio da publicação de conteúdos dos repórteres. O principal será entregar tudo isso de forma melhor e mais hierarquizada, clara, conversando com o que o usuário quer, ao mesmo tempo em que valorizamos nossa capacidade de produzir conteúdo em diferentes formatos — sustenta o editor-chefe de GZH, Pedro Moreira.
Gaúcha
A rádio ganha uma capa digital exclusiva em GZH, que pode ser acessada por um link no topo. Além do player que permite acompanhar a programação da rádio ao vivo em áudio, as lives dos programas ao vivo entre 5h e 22h e uma série de novos conteúdos também estarão em destaque na homepage de GZH. Entre as novidades, estão cortes de vídeos dos melhores momentos dos programas e comentários dos comunicadores.
Vídeos
Além da programação "on air" da rádio, GZH terá produtos novos e pensados especialmente para o digital em Jornalismo e Esportes, com transmissão ao vivo no canal do Youtube de GZH (onde pode também ser acompanhado depois) e também pelo site e pelo aplicativo.
Conversas Cruzadas
- Estreia na segunda-feira (24)
- De segunda a sexta-feira, às 17h30min
- Com apresentação de Léo Saballa Jr, o Conversas Cruzadas está de volta em formato renovado, mais dinâmico e totalmente digital, trazendo os assuntos que mais impactam a vida do público. Será um espaço importante para discutir também a reconstrução do RS. A audiência poderá participar durante a transmissão e opinar sobre a escolha dos assuntos — da mesma forma, o monitoramento das discussões na internet servirá como bússola para definir a pauta
Bate Bola
- Transmissão também pela Gaúcha, com estreia prevista para domingo (23)
- Aos domingos, das 22h às 0h
- Alice Bastos Neves e Luciano Périco recebem os comentaristas Pedro Ernesto Denardin, Maurício Saraiva, Diogo Olivier, Leonardo Oliveira, Adroaldo Guerra Filho e os identificados César Cidade Dias e Vagner Martins
- O público ganha um debate esportivo nas noites de domingo. O retorno do Bate Bola aguça a memória afetiva dos gaúchos e chega com uma roupagem digital, valorizando a interatividade com o público em tempo real
Segue o Fio
- Estreia na quarta-feira (26)
- De segunda a sexta, das 10h às 11h
- Apresentação de Kelly Costa e com os comentaristas identificados César Cidade Dias e Vagner Martins e o jornalista Cristiano Munari. As manhãs começam com muita informação, opinião e com humor com o Segue o Fio. Com uma timeline de assuntos pré-definidos a partir do olhar da dupla Gre-Nal, o programa tem tempo para os debates de cada um dos temas
Sem Filtro
- Transmissão também pela Gaúcha por meio do app e site de GZH, com estreia na segunda-feira (24)
- De segunda a sexta-feira, das 19h às 20h
- Apresentação do jornalista Marco Aurélio Souza, opiniões de Diogo Olivier e visão dos gremistas e colorados pelas presenças de Queki e Vini Moura. O começo da noite chega com o Sem Filtro, um programa focado em informação, análise, clubismo e uma pitada de boleiragem. Com quadros como "Só acredito porque tem imagem" e convidados do mundo futebolístico e musical
Novos colunistas
Chegam em GZH os comunicadores Andressa Xavier, Antônio Carlos Macedo, Isabel Marchezan, Léo Saballa Jr., Luciano Potter e Marco Matos, que se somam a mais de 70 colunistas. Veja o que vem por aí - e nas palavras deles:
Andressa Xavier
"É uma responsabilidade gigante assumir este espaço nobre em Zero Hora. Meu objetivo na coluna será sempre ajudar a colocar luz nos debates importantes, trazendo pontos de vista e discussão de temas que fazem parte da rotina dos gaúchos. Conto com os leitores para este novo desafio!"
Isabel Marchezan
"Vou mostrar as novidades que mais repercutem nas plataformas online, as tendências no ambiente digital e também falar sobre ferramentas que podem ser úteis – ou, ao contrário, perigosas. A ideia é oferecer uma curadoria do que não podemos deixar de saber."
Leo Saballa Jr.
"Vou procurar abordar assuntos de política, economia, segurança e os desafios das cidades. Na coluna - e também no programa Conversas Cruzadas, todo dia às 17h30 em GZH, quero estimular reflexões, contextualizar temas e me aproximar do público."
Luciano Potter
"O foco vai ser algo próximo do jeito que ando observando o mundo: tentando ouvir mais histórias, mais pessoas. Prestar atenção no que andamos fazendo, brigando, nos importando. E tentando fazer o elo do que a ciência anda falando desses temas. E o mais legal para mim é que todas as colunas também serão vídeos."
Marco Matos
"As pessoas estão acostumadas a me ver como apresentador no Jornal do Almoço trazendo informações, notícias. Neste espaço, vou me dedicar a trazer percepções, curiosidades, coisas que fazem meu olho brilhar e uns pensamentos que, até agora, guardava só para mim. Estou até nervoso para a minha estreia."