O restaurante que fica sobre a Plataforma de Atlântida, em Xangri-Lá, foi destruído pela ressaca do mar na quinta-feira (16). O momento foi registrado em vídeo (veja acima). Não havia ninguém no local no momento do acidente, pois o espaço está interditado por determinação da Justiça. As informações são do G1 RS.
De acordo com o presidente da Associação de Usuários da Plataforma Marítima de Atlântida (Asuplama), José Luiz Rabadan, os pilares que sustentavam o empreendimento cederam, o que fez com que a estrutura do espaço desabasse.
"O mar estava de ressaca e as estruturas do restaurante desabaram quase que totalmente. Essa região que caiu deve compreender cerca de 80 a 90% da edificação do restaurante", explica Rabadan.
A Plataforma de Atlântida está interditada desde o final de 2023, depois que parte do píer desabou. Ela tinha quase 50 anos e já apresentava danos estruturais devido ao impacto da água do mar.
Ponto turístico
Fundada em 1975, a plataforma avança por cerca de 280 metros sobre o mar.
De acordo com a Asuplama, o local recebia cerca de 30 mil turistas por ano e era usado principalmente para pesca. Em algumas épocas do ano, é possível ver baleias no local.