Para prestar solidariedade aos gaúchos, que sofrem as consequências da maior enchente que já atingiu o Estado, o Congresso Nacional foi iluminado com as cores do Rio Grande do Sul na noite desta quarta-feira (8).
Também em Brasília, o estádio Mané Garrincha foi igualmente iluminado pelas cores verde, amarelo e vermelho como uma forma de homenagem às vítimas da tragédia climática.
De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Defesa Civil, a chuva que atingiu o Rio Grande do Sul afetou 425 dos 497 municípios do Estado até o momento.
Ainda conforme a Defesa Civil, em atualização desta quarta, foram registradas cem mortes. Outros dois óbitos estão em investigação, para confirmar se foram causados pelo desastre meteorológico. Pelo menos 374 pessoas se feriram. Há 130 desaparecidos. O RS tem 163.786 desalojados e 67.428 pessoas em abrigos.
O desastre climático ainda afetou o fornecimento de água tratada e de energia elétrica em centenas de milhares de imóveis. A chuva também levou o Guaíba ao maior nível já registrado.