Em meio ao calor intenso que tem feito desde o final da semana passada, moradores de Capela de Santana, no Vale do Caí, dizem estar enfrentando problemas no abastecimento de água em diferentes pontos da cidade desde a madrugada de quinta-feira (1º). A situação tem causado preocupação e uma série de reclamações à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), devido ao número de dias convivendo com o problema.
Em nota enviada na noite desta segunda-feira (5) (confira abaixo), a empresa afirmou que a previsão é de que a distribuição de água esteja normalizada até a manhã desta terça.
Situação que se repete
Moradora do bairro Boqueirão, a aposentada Mara de Oliveira, 59 anos, espera por uma solução definitiva para o desabastecimento, registrado também no final do ano passado e em anos anteriores. Segundo ela, que está sem água desde o começo da tarde de sábado (3), mesmo com o aumento de equipes para auxiliar no fornecimento do serviço, regiões mais isoladas e até mesmo no centro da cidade continuam sendo afetados.
— Infelizmente, nesses últimos anos, não foram aumentadas as caixas d'água e não estão mais suportando o calorão. Entre novembro e dezembro, chegamos a ficar cinco dias sem água. Criamos até um grupo para saber sobre os pontos da cidade que tem ou não tem água. A gente faz protocolos em conjunto e faz o possível para cobrar. O pessoal está cansado.
Já a moradora Vanda Storch Oliveira relatou que a situação tem se agravado a cada ano que passa e afirmou que a prefeitura pouco tem auxiliado os moradores da cidade quando há falta de água. É que, mesmo quando há uma normalização do serviço em algum ponto da cidade, o desabastecimento é registrado em outra localidade ou até mesmo no mesmo bairro, mas em horários distintos.
— Muitos moradores têm solicitado ajuda à prefeitura, mas está difícil. Não sei qual o empenho das autoridades municipais, há fotos de reuniões, dizem estar buscando soluções. Mas continuamos com a falta crônica de água — lamentou.
Uma das moradoras da cidade, que pediu para não se identificar, é afetada pela falta de água desde a madrugada da última quinta-feira. Segundo a denunciante, quando procurada pelos moradores, a Corsan alega diferentes problemas estruturais como fatores responsáveis pela falta de água.
— A Corsan justifica que foi um duto que rompeu, que deu problema em alguma transmissão, sempre alguma coisa, mas solução até agora nada. No inverno, com as enchentes, o problema é nas bombas. Tivemos enchentes realmente feias. Mas, no verão, cada vez é uma desculpa diferente — disse a moradora.
No domingo (4), a Corsan informou que o problema acontecia no município em função da baixa reservação e previa a normalização durante a noite passada.
Procurada novamente, a companhia esclareceu que "a oscilação ou interrupção no fornecimento de água no final de semana, em Capela de Santana, ocorreu por rompimento de redes, durante obras realizadas na cidade". Para substituir a tubulação com danos, foi necessário interromper o abastecimento. Ainda conforme a companhia, os níveis do reservatório estavam normalizados na manhã desta segunda-feira (5), quando um novo rompimento aconteceu, "também por obras de terceiros".
O prefeito José Alfredo Machado foi procurado, mas não havia se manifestado até a publicação desta reportagem.
Confira o esclarecimento completo da Corsan
A oscilação ou interrupção no fornecimento de água no final de semana, em Capela de Santana, ocorreu por rompimento de redes, durante obras realizadas na cidade. As equipes da Corsan agiram de imediato e precisaram interromper o abastecimento para substituir a tubulação danificada. Capela de Santana é atendida pelo sistema de bombeamento de São Sebastião do Caí e a recuperação dos níveis do reservatório ocorreu de forma gradual e já estavam normalizados na manhã desta segunda-feira, 5. Entretanto, ao longo do dia, um novo rompimento de tubulação que abastece Capela de Santana ocorreu, também por obras de terceiros, causando, mais uma vez, a interrupção no fornecimento de água para a cidade. As equipes da Corsan seguem trabalhando na noite desta segunda-feira, para restabelecer o serviço. A estimativa é que a distribuição de água esteja normalizada até a manhã desta terça-feira, 6.
A Corsan segue permanentemente à disposição da comunidade em seus canais de relacionamento com o cliente e recomenda que a população utilize esses meios de contato para fazer solicitações, pedir informações ou fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Os contatos podem ser feitos pelo app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), por ligações gratuitas pelo telefone 0800.646.6444 ou pelo WhatsApp (51) 99704-6644.