Um banhista gaúcho de 49 anos morreu afogado no final da manhã desta terça-feira (9) na praia de Ponta das Canas, em Florianópolis, Santa Catarina. A vítima foi identificada como Gilmar Roberto Silveira Rodrigues. Segundo o Corpo de Bombeiros, o afogamento no mar ocorreu por volta do meio-dia. As equipes tentaram reanimar o homem, que sofreu uma parada cardiorrespiratória, mas ele não resistiu.
Populares que estavam na praia ouviram os gritos de socorro e retiraram o turista do mar junto aos guarda-vidas. Foi constatado que ele estava com sinais de afogamento em grau 6, o mais elevado. Esse nível é registrado quando a vítima já está em parada cardiorrespiratória.
Por 14 minutos, houve a tentativa de reanimação, seguida de atendimento especializado com o apoio de equipe médica que chegou em um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Mesmo com os esforços, a morte foi declarada ainda na beira da praia.
Afogamentos em SC
Destino muito procurado pelos gaúchos nesta época do ano, Santa Catarina apresenta número elevado de mortes por afogamentos no verão. Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024, foram registrados 30 óbitos por essa circunstância. É o maior índice no comparativo com o mesmo período dos últimos 5 anos.
As informações foram divulgadas em boletim da Operação Veraneio, do Corpo de Bombeiros do Estado vizinho. Das 30 mortes, 11 ocorreram em água doce, 11 em água salgada e oito em áreas privativas.



