Com os muitos temporais registrados no Rio Grande do Sul nos últimos meses, clientes da CEEE Equatorial têm questionado a falta de divulgação, por parte da concessionária, de prazos para o restabelecimento da energia após eventos do tipo. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta terça-feira (16), o superintendente técnico da empresa, Sergio Valinho, afirmou que há um trabalho neste sentido, mas que esta informação é considerada "bastante sensível".
— Se dermos uma (estimativa) muito alongada, por vezes o cliente fica insatisfeito. Se der muito curta e atender a expectativa (do cliente), às vezes em campo o serviço a ser feito pode ser maior e eu frustro essa expectativa. Estamos fazendo um estudo, com base nas ocorrências, para trazer um dado mais assertivo — afirmou Valinho.
Conforme o superintendente, os efeitos do El Niño, que traz mais chuva forte ao Estado, têm causado diversos danos aos equipamentos não só da Equatorial, mas também de outras empresas. Diante disto, a empresa diz que vem investindo em tecnologia, como a instalação de equipamentos que verificam automaticamente problemas na rede.
— Temos alguns casos onde instalamos os equipamentos, que chamamos de religadores na rede, que imediatamente quando o circuito desliga, esses equipamentos trazem aqui para o nosso centro de operação a informação dos prováveis pontos que estão com algum defeito. E remotamente, em até cinco minutos, consegue desligar esses religadores que estariam alimentando esse defeito e normalizar o restante — explica.
No ano passado, mil equipamentos do tipo foram instalados na área de concessão da CEEE Equatorial e a expectativa é de que neste ano outros cerca de mil sejam implantados.
Ampliação de equipes
Atualmente a concessionária conta com cem equipes que ficam dedicadas ao restabelecimento da energia em caso de queda. O número será ampliado para 150.
— Estou trazendo todas as nossas equipes comerciais, que antes ficavam limitadas por uma questão de capacitação ferramental a atender as ocorrências de ligação de cliente, de religação de consumidores que tiveram seu fornecimento de energia suspenso por falta de pagamento, e atendiam apenas aquelas ocorrências ditas individuais, todas essas equipes estão sendo equipadas e capacitadas para atender toda e qualquer necessidade emergencial — comenta.
Os grupos estão em fase de treinamento e o cronograma deverá ser finalizado em abril. Os profissionais também atuarão no interior do Estado.
Atenção com alerta de temporais
O governo do Estado divulgou na segunda um alerta para temporais que devem retornar ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16). O mau tempo deve persistir até quinta (18). Conforme o boletim, chuva forte deve ser registrada já nesta terça na Campanha e nas regiões Sul e Sudeste.
Segundo o superintendente da CEEE, a concessionária está acompanhando o caso e direcionando equipes para agilizar os serviços e atuar no caso de falta de energia.
— Nós já estamos deslocando nossas equipes pesadas revisitando toda a necessidade de material, como postes, transformadores e cabos nas bases para que a gente possa hoje já se instalar nessas bases que tem a previsão mais crítica do evento e já entrar madrugada adentro fazendo os primeiros atendimentos para que possamos normalizar o quanto antes o fornecimento de energia, caso o evento venha a se concretizar e venha a causar impacto no fornecimento de energia elétrica. Inclusive vamos deslocar gerentes de Porto Alegre para a regional Sul para acompanhar de perto a execução desse planejamento — pontuou.