A Corsan Aegea informou que cerca de 525 mil imóveis, em 28 municípios gaúchos, tiveram abastecimento interrompido em razão da tempestade que atingiu o Estado na noite de terça-feira (17). Segundo a concessionária, uma força-tarefa trabalha, desde a noite de terça-feira (17), para atenuar os impactos.
Algumas ocorrências são causadas pela falta de energia elétrica, segundo a Corsan. As bombas das estações de tratamento não conseguem funcionar, o que causa o desabastecimento. Para garantir o funcionamento desses sistemas, a Corsan adota medidas emergenciais, como a contratação de geradores e o uso de carros-pipa para o atendimento imediato à população.
Segundo a concessionária, estão em operação 32 geradores em pelo menos 25 cidades, além dos já alocados no Plano Verão da Companhia, que teve início em dezembro do ano passado.
Região Metropolitana
Em Glorinha, a Corsan instalou um terceiro gerador de energia. Dois já vinham operando desde a manhã desta quarta-feira. O acesso ao local era difícil, nessa manhã, com árvores caídas, bloqueando parte da estrada.
Em cidades onde a energia já retornou, como Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba, Eldorado do Sul e parte de Viamão, as bombas de abastecimento da Corsan já voltaram a operar. A normalização ainda depende de tempo para que os reservatórios recuperem o volume de água.
Cachoeirinha, Canoas e Gravataí seguem com desabastecimentos em razão da falta de luz. Dez geradores foram providenciados pela Corsan para essas cidades, para que o abastecimento retorne gradualmente durante a noite e se normalize na manhã desta quinta-feira.