Após oito dias fechada, a balsa de Porto Xavier, no noroeste do RS, foi liberada nesta terça-feira (7). O serviço teve de ser interrompido devido ao aumento do nível do Rio Uruguai, que chegou a 10m2cm no domingo (5), após as fortes chuvas no oeste de Santa Catarina e Norte do Estado. De acordo com a Defesa Civil do município, o nível estava em 6,5m às 15h de hoje. A cota para realizar a travessia é de até 7m.
Em Porto Mauá, a balsa será retomada nesta quarta-feira (8), a partir das 8h, depois de dez dias suspensa. O prefeito Leocir Weiss salienta que o nível do Uruguai no município já está abaixo dos 8m – cota necessária para a liberação da balsa –, porém o prédio onde funciona a Polícia Federal e a Receita Federal ainda precisa de reparos.
— Por ser bem próxima do rio, a estrutura ficou alagada e precisamos desligar a energia elétrica. Estamos aproveitando que tudo secou para religar a eletricidade e reestabelecer a internet — explicou.
Já em Porto Vera Cruz, a situação é mais complicada. De acordo com o prefeito José Andrade de Matos, a liberação total da travessia depende da aduana argentina, que ainda precisa reinstalar a rede de computadores que foi retirada durante a enchente. A previsão é de que a balsa seja retomada na próxima semana.
*Produção: Luiza Schirmer