Ao menos 18 cidades da região Norte do RS relataram algum tipo de problema ou estrago decorrente da chuva intensa que atingiu a área nesta semana. Segundo a Defesa Civil, os municípios de Paulo Bento, Nonoai, Tupanci do Sul, Barão de Cotegipe, São Valentim, Centenário, Estação, Paim Filho, Barra do Rio Azul, Cândido Godoi, Ponte Preta, Erechim, Planalto, Santo Ângelo, Erval Grande, Três Arroios, Carlos Gomes e Gramado dos Loureiros foram atingidos pelos temporais.
A Defesa Civil do Estado está enviando ajuda às cidades. Para Barra do Rio Azul, por exemplo, que teve diversos pontos inundados ao longo desta sexta-feira (3), foram enviados cem kits para limpeza, cem cestas básicas, além de água potável.
As 18 cidades reportaram algum tipo de de alagamento em áreas urbanas e rurais, cheias de rios pequenos e córregos, e retirada de pessoas de áreas consideradas de risco. Em Barra do Rio Azul, famílias ficaram desalojadas após rios transbordarem. Mais de 50 pessoas precisaram sair de casa, mas não há registro de feridos.
Em Iraí, há pontos de alagamento na parte baixa do Centro, onde cerca de 15 famílias estão fora de suas casas desde o mês de outubro. Na manhã desta sexta-feira, o Rio Uruguai, que abastece o Rio do Mel, estava um metro acima do nível normal nesta sexta-feira segundo o Serviço Geológico do Brasil.