Dezesseis moradores do município de Sapiranga, no Vale do Sinos, estão desabrigados devido à cheia do Rio dos Sinos. Desde o começo da semana, famílias que residem na região de Porto Palmeira, no interior da cidade, estão sofrendo com o acúmulo de água. A Defesa Civil municipal não divulgou medição do rio. Todos estão abrigados no Ginásio Doutor Décio e devem retornar para casa apenas na terça-feira (24).
O subcomandante do órgão no município, Edemar Rodrigues, disse à reportagem de GZH que, por conta do nível do Sinos na localidade, as famílias tiveram que deixar suas casas de barco. Nesta sexta-feira (20), uma ação de resgate dos cães dos moradores atingidos foi realizada.
Conforme Rodrigues, como a água desce de localidades mais altas, mesmo que não chova na região, o Rio dos Sinos acaba sendo impactado. Por isso, há uma certa demora para que o nível volte ao normal em cidades como Sapiranga.
Taquara
Em outros municípios da região do Vale do Sinos, como em Taquara, onde três famílias precisaram sair de casa, a situação é considera estável. Desde quarta-feira as águas do rio estão diminuindo, e não atingem mais nenhuma rua.
Campo Bom
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, até o momento, a situação é considerada estável. O nível do Sinos começou a diminuir durante a noite de quinta-feira e somente nesta sexta, baixou oito centímetros. No entanto, a preocupação é com a próxima semana, pois há previsão de chuva no município. O órgão informou que irá monitorar as regiões mais próximas à bacia e os banhados.