O Rio dos Sinos recuou nesta segunda-feira (2), possibilitando que desabrigados e desalojados do Vale do Sinos pudessem retornar para suas casas. Não há mais famílias em residências de parentes e nos abrigos mantidos pelas prefeituras de Novo Hamburgo e Campo Bom.
No entanto, em Sapiranga, ainda há 16 pessoas abrigadas no ginásio da escola Doutor Décio Gomes Pereira. Conforme a prefeitura, elas seguem lá devido a previsão de mais chuva.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, a tendência é que o rio continue baixando até chegar ao nível normal de 2,40m.
— Não há mais nenhuma rua alagada; tudo está voltando ao normal. Atualmente, o rio está marcando 6,96 metros e diminuiu 20 centímetros na última noite. Está baixando muito rápido — explica.
A prefeitura de Novo Hamburgo garante que não houve desabrigados devido a elevação do Rio dos Sinos. Cerca de 20 pessoas haviam deixado suas casas no final de semana, buscando abrigo na residência de parentes e amigos, mas já retornaram às suas habitações. O nível do Rio Sinos no município já registrou uma queda de 30 centímetros.
Em São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos havia estabilizado no domingo (2), e a Defesa Civil Municipal acredita que o volume se mantenha estável neste começo de semana, e que nos próximos dias aconteça um declínio mais significativo.