Após perder o prazo para buscar auxílio aos moradores por meio do programa Volta por Cima do governo do Estado, a prefeitura de Eldorado do Sul iniciou na sexta-feira (13) um pré-cadastro de famílias atingidas pela enchente. De acordo com o Executivo municipal, o prazo se estenderá até a próxima sexta (20).
A prefeitura tinha até 29 de setembro para registrar os moradores aptos a receber recursos, porém perdeu o prazo devido a uma "falha administrativa". A prefeitura alegou que a servidora pública responsável pelo cadastro deixou de informar à administração a respeito das datas para o cadastramento.
O programa estadual prevê o pagamento de auxílio de R$ 2,5 mil a pessoas que foram desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas, além de R$ 700 para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais que tenham sido atingidos por enchente. A estimativa é de que o recurso pudesse ajudar até 8 mil pessoas em Eldorado do Sul.
O governo do Estado ainda não confirmou oficialmente uma "segunda chance" ao município, mas considera positivo o movimento da prefeitura para cadastrar os possíveis beneficiários. No dia 11 de outubro, ocorreu uma reunião no Centro Administrativo Fernando Ferrari com uma comitiva da prefeitura de Eldorado do Sul e representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social.
O pré-cadastro está sendo realizado em sete locais, nos bairros onde existem bases da Defesa Civil (confira abaixo). Os documentos necessários para o cadastro são:
- CPF;
- cartão do NIS; e
- comprovante de residência.
Um decreto nos próximos dias deve ampliar a lista de cidades atendidas pelo programa Volta por Cima e pode confirmar o novo prazo para habilitação de Eldorado.
Locais de pré-cadastro:
- Base da Defesa Civil Sans Souci - 14 às 20h
- EMEF Padre Antônio Vieira - Itaí - 14 às 20h
- EMEF Luiza Maria B. Cezar - Cidade Verde - 8h às 20h
- EMEF Cônego Eugênio Mees - Chácara - 8h às 20h
- Base da Defesa Civil Picada - Rua Gabriela Nascimento, em frente ao número 888 - 8h às 20h
- Base da Defesa Civil Parque Eldorado - subprefeitura do Parque, Rua do Comércio, 4323 - 8h às 20h