Após atingir a segunda maior marca da história, o Rio Uruguai, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, recuou alguns centímetros nesta sexta-feira (27). O nível às 7h30min era de 12m05cm , 10 centímetros a menos do que a marca de 12m15cm registrado às 14h de quinta-feira (26). Mesmo com a tendência de baixa, o monitoramento segue.
— Nossa preocupação agora é com a chuva na cabeceira do rio, prevista novamente a partir de amanhã (sábado) — disse o coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Rosa Woutheres.
Uruguaiana permanece com 4.075 pessoas fora de casa, sendo 223 desabrigadas e 3.852 desalojadas. No entanto, o número de moradores afetados na cidade é ainda maior, alerta a Defesa Civil.
Em São Borja, o nível também recuou, mas a prefeitura pediu para que os 1.364 moradores que continuam fora de casa ainda não comecem o retorno.
— Sabemos que é um momento difícil. Entretanto, nossa prioridade é que o retorno seja seguro. Indicamos que neste momento, enquanto ainda há possibilidades de mudança no nível do rio, sejam realizadas as limpezas e manutenções nas residências e estabelecimentos atingidos — explicou Moacir Tiecher, da Defesa Civil municipal.
O rio também segue acima da cota de inundação em Itaqui, que marca 12m02cm, e deixa 1126 pessoas fora de casa.