As 16 pessoas que estão acolhidas no ginásio da escola Doutor Décio Gomes Pereira, em Sapiranga, poderão voltar para suas casas entre esta terça (3) e a manhã de quarta-feira (4). De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Sírio Baum, o retorno ocorre conforme as famílias finalizam a limpeza das residências. Todos os afetados são moradores do bairro Porto Palmeira, onde a água do Rio dos Sinos, que atingia os imóveis, recuou.
A última medição feita pela Defesa Civil aponta que o nível do rio se estabilizou, em 7m50cm. A medida ainda está cerca de 3m50cm acima da cota de inundação. A preocupação do órgão, porém, é com a previsão de chuva para esta quarta-feira.
— Tem uma previsão de chuva de 50 milímetros, daí o pouco que baixou pode subir de novo — alerta Baum.
No município de Campo Bom, o Rio dos Sinos está em 6m85cm nesta terça-feira, 11 centímetros a menos do que marcava na segunda-feira (2). A medida está abaixo da cota de inundação no município, que é de 7m20cm. Segundo a Defesa Civil, não há mais pessoas fora de casa, nem ruas alagadas na cidade.
Em Novo Hamburgo, também não há desabrigados e desalojados. De acordo com a Defesa Civil do município, o Rio dos Sinos está baixando lentamente desde a madrugada de domingo (1º). Nesta terça, o nível está em 6m41cm, 41 centímetros acima da cota. O quadro atual é de atenção, e o órgão segue monitorando a medição e possíveis alterações diante da possibilidade de chuva.