Mesmo sem chuva na região, o nível do Rio Uruguai segue em elevação nesta terça-feira (24) em Itaqui e Uruguaiana, na Fronteira Oeste. O número de pessoas fora de casa na região também aumentou por causa da cheia do Rio Quaraí.
A previsão é que o nível do Rio Uruguai só estabilize na quinta (26), de acordo com o coordenador da Defesa Civil regional na Fronteira Oeste, capitão Luís Sandro de Souza Martins.
— Na quarta-feira, o rio também permanece em elevação, porém diminui o ritmo de crescimento. No entanto, o número de famílias afetadas está aumentando, uma vez que o rio continua avançando dentro do perímetro urbano e mais casas estão sendo afetadas — explica.
O coordenador explica que o rio continua subindo mesmo sem chuva por causa da extensão da bacia do Rio Uruguai.
— Tudo tem seu prazo, seu tempo no decorrer do rio, as distâncias que a água percorre. São Borja está em declínio, já baixou mais de um metro. Mas esse reflexo da água de São Borja, que está muito acima, está chegando. O curso da água e a velocidade da água são lentos. O reflexo em Uruguaiana, dessa diminuição em São Borja, demora vários dias — relata.
Em um balanço divulgado na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil informou que são 3.397 moradores fora de casa pela enchente em quatro municípios da região. Na segunda-feira, eram 3.298.
Em Itaqui, o Rio Uruguai atingiu a marca de 12m66cm — a cota de inundação é de 8m30cm. No município, 981 pessoas foram afetadas. A escola de ensino fundamental Getúlio Vargas e as de educação infantil Nossa Senhora Aparecida e Maria Cândida precisaram retirar todos os móveis e suspender as aulas presenciais devido ao avanço das águas. A escola Getúlio manterá atividades remotas para todos os alunos, inclusive os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em Uruguaiana, o nível do rio também excedeu a cota de inundação, marcando 11m56cm, e 1.105 pessoas tiveram que deixar suas casas.
São Borja registra o maior número de pessoas afetadas pela enchente, com 1.280 moradores desalojados ou desabrigados. O nível atual do rio é de 13m40cm, enquanto a cota de inundação é de 9m. A prefeitura está arrecadando donativos, como alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, em dois locais: no saguão da Prefeitura ou na Central de Atendimento no Cais do Porto.
No município de Barra do Quaraí, o Rio Quaraí ultrapassou a cota de inundação em 32 centímetros, atingindo 9m22cm. Nove pessoas estão desabrigadas, sendo encaminhadas para a cozinha comunitária da região, e 22 estão desalojadas na cidade — acolhidas nas casas de amigos ou parentes.