A Defesa Civil informou na manhã deste domingo (17) que a região sul do Estado não tem mais desabrigados pelas chuvas que atingiram o RS nas últimas semanas. Isso significa que não há mais atingidos nos abrigos públicos mantidos pelas prefeituras. Na manhã de sábado (16), ainda havia 38 pessoas abrigadas no Salão Paroquial da Vila da Quinta, em Rio Grande.
O chefe da 4ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, ressalta que isso não significa que há pessoas fora de suas casas devido às enchentes.
—Existe uma diferença técnica entre o que são desalojados e desabrigados. Desabrigados são aqueles que estão sob responsabilidade do município em abrigos públicos. Quanto aos desalojados, esse número é muito difícil de precisar, já que as pessoas saem de suas casas e vão para casa de parentes, e não tem como existir um controle fidedigno. Essas pessoas não comunicam ao município ou ao Estado que estão voltando para suas casas. Nós temos uma estimativa, mas ela é imprecisa — explica.
A Defesa Civil não divulgou o número de pessoas desalojadas, ou seja, que não estão em suas casas, mas também não estão em abrigos.
Desde segunda-feira (11), centenas de pessoas tiveram de deixar suas moradias na Região Sul, por causa das enchentes. Muitas delas se dirigiram a abrigos públicos. Na quarta-feira à noite, somente em Rio Grande, Pelotas e São Lourenço do Sul, o número de desabrigados somava quase 200.