A Defesa Civil de Campo Bom ampliou o monitoramento em bairros mais próximos ao Rio dos Sinos em razão da elevação do nível das águas. O órgão está em sinal de alerta vermelho devido a cheia do rio, que pode atingir a marca de inundação, de 7m20cm, dentro das próximas 48h. Um alerta, a partir de Taquara, foi emitido pela Defesa Civil Estadual advertindo sobre o risco no município.
Às 19h, o Rio dos Sinos chegou a 7m06cm. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Paulo Silveira, o rio amanheceu com o nível de 6m66cm. De acordo ele, a elevação, em média, é dois centímetros por hora. A previsão aponta para a possibilidade de chuva no Vale dos Sinos para os próximos dias.
— Isso é um pouco preocupante, porque a tendência é que, segundo a previsão, que hoje à noite ou amanhã, tenha possibilidade de chuva na nossa região. Isso nos preocupa e nos deixa ainda mais alerta — afirmou Silveira.
Conforme a prefeitura, em caso de transbordo do rio, o Ginásio Municipal será disponibilizado para abrigo de moradores que possam ser afetados pela cheia. Equipes da assistência social e da secretaria Obras já estão trabalhando de forma preventiva. A Rua Pio XII, que fica vizinha ao rio, segundo Silveira, também pode ter pontos de alagamento. Por enquanto, moradores não foram retirados.
— Se tiver que tirar esse pessoal, a gente disponibiliza caminhão, ônibus, retroescavadeira, se precisar, para poder tirar esse pessoal para passar para o outro lado e atravessar o rio para o outro lado — alertou o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom.
Até o momento, não há desalojados e desabrigados no município, entretanto, moradores dos bairros Barrinha, Porto Blos, Vila Rica e 25 de Julho, por recomendação do órgão, devem estar atentos ao volume da água, em virtude da proximidade com o Rio dos Sinos. No Porto Blos, a Rua Marcos Silvano foi interditada.
— Seguiremos monitorando o rio durante à noite, para ver se tem alguma família que precisa ser retirada dessas regiões. As pessoas devem ter cuidado, principalmente com a parte elétrica, caso a água suba. Queremos enfrentar esse momento sem vítimas e não podemos ter perdas de pessoas — frisou.
Em caso de emergência, a recomendação da Defesa Civil do município é para que a população ligue para o órgão através do telefone (51) 99631-4625. Em razão das chuvas, o Desfile Cívico do município foi transferido para o dia 20 de setembro.