O governo federal vai antecipar o pagamento do Bolsa Família de setembro para todos os beneficiários de cidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Todos os repasses para estes municípios serão realizados na segunda-feira (18), quando tem início o cronograma de depósitos do programa.
De acordo com o governo, o adiantamento beneficiará 159.738 famílias, de 97 municípios. Serão transferidos R$ 109,5 milhões.
Normalmente, o pagamento do Bolsa Família é feito de forma escalonada, pelo final do Número de Identificação Social (NIS). Em casos de situação de emergência como a vivida no Estado, o governo federal pode unificar os pagamentos para o primeiro dia de repasses. Nas cidades não afetadas, os depósitos começam na segunda-feira (18) e seguem até 29 de setembro.
Em Muçum, uma das cidades mais atingidas pela chuva, são 108 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Em Roca Sales, 310 famílias. Já em Lajeado, há 2.154 famílias contempladas.
No Estado todo 635,6 mil famílias vão receber o Bolsa Família em setembro. O valor médio do benefício no Rio Grande do Sul é de R$ 682,60.