O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove, no próximo final de semana, um mutirão da Perícia Médica Federal. Serão 11 Estados brasileiros que terão atendimentos no sábado (26) e no domingo (27), entre eles, o Rio Grande do Sul, nas cidades de Santo Antônio da Patrulha e Osório, no Litoral Norte, e Palmeira das Missões, no Noroeste. Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana não estão contemplados na iniciativa.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, a escolha das cidades levou em consideração o tempo de espera entre o agendamento e a realização da perícia médica, além da estrutura disponível em cada local e da quantidade de peritos.
A iniciativa pretende diminuir o volume de requerimentos e o tempo de espera dos segurados da Previdência Social. Aquelas pessoas com direito a atendimento antecipado pelos mutirões serão notificadas pelo próprio INSS.
Durante a ação, serão feitas perícias iniciais para concessão do Benefício por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio-Doença) e do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).
A previsão do Ministério da Previdência Social é de que sejam realizados 2.500 atendimentos em todo o Brasil. Procurada por GZH, a comunicação social do INSS no Rio Grande do Sul disse não ter previsão de números de perícias esperado para o Estado. Explicou ainda que em Porto Alegre e nos municípios da Região Metropolitana, como Viamão e Alvorada, não serão realizados mutirões "tendo em vista não haver necessidade, pois o tempo médio de espera para as perícias médicas da Gerência-Executiva em Porto Alegre está em apenas 10 dias, um dos mais baixos do país".
Em entrevista exclusiva ao colunista de GZH Matheus Schuch, em julho,o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), afirmou que, com os mutirões, pretende encaixar até o final do ano todos os pedidos dentro do prazo limite de espera, que é de 45 dias. Hoje, apenas 36% dos requerimentos são analisados dentro deste período. São quase 1,8 milhão de solicitações na fila. Dessas, 31 mil aguardam há mais de um ano.