O Rio Ibirapuitã voltou a ficar abaixo da cota de inundação de 8,4 metros nesta quarta-feira (10), em Alegrete, na Fronteira Oeste. Na última medição feita pela Defesa Civil, ao meio-dia, o nível ficou em 8,1 metros, 80 centímetros a menos do que na terça-feira (9).
Neste momento, cinco famílias que deixaram suas casas estão desalojadas, isto é, estão em residências de terceiros. Segundo a prefeitura de Alegrete, elas representam um total de 13 moradores. Outras duas famílias, totalizando seis pessoas, foram deslocadas ao ginásio Honório Lemes e a posto no bairro Macedo, locais que estão sendo acionados para abrigo da população. A Defesa Civil de Alegrete afirma que, por razões de segurança, ainda não há previsão de quando retornarão às suas casas.
A Defesa Civil afirma que o Ibirapuitã seguirá sendo monitorado. Renato Grande, diretor da Defesa Civil de Alegrete, comenta que o rio normalmente apresenta um nível que varia entre 1,5 metro e 2 metros.
O órgão solicita à população que, em caso de necessidade de saída de residência, peça auxílio da Defesa Civil durante o dia, já que o apoio necessário não pode ser prestado durante a noite e a madrugada por razões de segurança. A população pode acionar a Defesa Civil em Alegrete por meio do (55) 3961-1606 e, em número de plantão, no (55) 99207-0859. Esses contatos apenas recebem ligações.